Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social (FATES)

Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social (FATES)

A CRED-UFES segue oferecendo benefícios relevantes a seus cooperados. Um recurso importante na concessão desses benefícios foi o Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social (FATES), formado a partir da destinação de parte das sobras líquidas das cooperativas, determinado em lei, para a prestação de assistência aos associados e seus familiares.

Por ter seus recursos formados conforme os resultados, as sobras da CRED-UFES permitiram que a cooperativa ajudasse os cooperados na aquisição de camas hospitalares, cadeiras de rodas, medicamentos, exames médicos e próteses dentárias, entre outros auxílios.

Marilia Doroteia Alves Rocha Mattos foi uma das cooperadas que pode usufruir do recurso. Depois de sofrer uma queda e quebrar a tíbia, ela não conseguiu mais andar e, para maximizar sua mobilidade, recorreu à Cred-Ufes para comprar um veículo elétrico de quatro rodas, que a ajudasse em um estilo de vida ativo e independente.

“Sempre fui uma pessoa muito ativa e
precisava de um scooter elétrico para me
locomover pelo bairro. A CRED-UFES
negociou diretamente com a loja e coube
a mim apenas um valor reduzido pelo
produto”

Marilia Doroteia Alves Rocha Mattos , Cooperada.

Quem também utilizou o recurso foi a servidora aposentada Vilma
Fátima de Melo. Ela foi à Cred-Ufes em busca de um financiamento para realizar um tratamento dentário, mas, ao solicitar o apoio da cooperativa, pode contar com o Fates.

“Eu precisava substituir uma prótese
dentária, mas não podia pagar pelo
tratamento. Por meio do Fundo, a
CRED-UFES custeou mais da metade
do tratamento e eu utilizei o serviço de
antecipação do 13º salário para quitar o
restante”

Vilma Fátima de Melo , Cooperada.

Segundo a servidora aposentada todo o processo foi muito rápido, levando cerca de uma semana entre a solicitação, a avaliação da cooperativa e a liberação do recurso. “O valor entrou direto na conta da dentista”, completou.

A aposentada Maria Neuza Soares Santos, 67 anos, possui dificuldades de locomoção, por isso, precisava de uma cadeira de rodas. “Eu pesquisei o preço e apresentei a minha necessidade à CRED-UFES. Em uma semana, meu crédito foi aprovado e consegui adquirir a cadeira”, comenta. Moradora de São Mateus, ela acrescenta que quando vai a Vitória precisa do item para percorrer distâncias mais longas.

Função Social

De acordo com Estatuto Social da CRED-UFES, ao menos 10% das sobras da cooperativa são destinadas a composição do Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social (FATES). O FATES tem uma função social. Os cooperados beneficiados são definidos de acordo com as regras de utilização do Fundo, considerando a disponibilidade de recurso e se correspondem a assistência técnica, educacional e social. Por meio do FATES, procuramos criar mais oportunidades para que os cooperados melhorem sua condição social e tenham mais qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *