Credufes

Ouvidoria: 0800-283-4655

Goiabeiras: (27) 3135-2155

Maruípe: (27) 3324-4655

credufes@credufes.coop.br

Blog

Post: Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social (FATES)

A CRED-UFES segue oferecendo benefícios relevantes a seus cooperados. Um recurso importante na concessão desses benefícios foi o Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social (FATES), formado a partir da destinação de parte das sobras líquidas das cooperativas, determinado em lei, para a prestação de assistência aos associados e seus familiares.

Por ter seus recursos formados conforme os resultados, as sobras da CRED-UFES permitiram que a cooperativa ajudasse os cooperados na aquisição de camas hospitalares, cadeiras de rodas, medicamentos, exames médicos e próteses dentárias, entre outros auxílios.

Marilia Doroteia Alves Rocha Mattos foi uma das cooperadas que pode usufruir do recurso. Depois de sofrer uma queda e quebrar a tíbia, ela não conseguiu mais andar e, para maximizar sua mobilidade, recorreu à Cred-Ufes para comprar um veículo elétrico de quatro rodas, que a ajudasse em um estilo de vida ativo e independente.

“Sempre fui uma pessoa muito ativa e
precisava de um scooter elétrico para me
locomover pelo bairro. A CRED-UFES
negociou diretamente com a loja e coube
a mim apenas um valor reduzido pelo
produto”

Marilia Doroteia Alves Rocha Mattos , Cooperada.

Quem também utilizou o recurso foi a servidora aposentada Vilma
Fátima de Melo. Ela foi à Cred-Ufes em busca de um financiamento para realizar um tratamento dentário, mas, ao solicitar o apoio da cooperativa, pode contar com o Fates.

“Eu precisava substituir uma prótese
dentária, mas não podia pagar pelo
tratamento. Por meio do Fundo, a
CRED-UFES custeou mais da metade
do tratamento e eu utilizei o serviço de
antecipação do 13º salário para quitar o
restante”

Vilma Fátima de Melo , Cooperada.

Segundo a servidora aposentada todo o processo foi muito rápido, levando cerca de uma semana entre a solicitação, a avaliação da cooperativa e a liberação do recurso. “O valor entrou direto na conta da dentista”, completou.

A aposentada Maria Neuza Soares Santos, 67 anos, possui dificuldades de locomoção, por isso, precisava de uma cadeira de rodas. “Eu pesquisei o preço e apresentei a minha necessidade à CRED-UFES. Em uma semana, meu crédito foi aprovado e consegui adquirir a cadeira”, comenta. Moradora de São Mateus, ela acrescenta que quando vai a Vitória precisa do item para percorrer distâncias mais longas.

Função Social

De acordo com Estatuto Social da CRED-UFES, ao menos 10% das sobras da cooperativa são destinadas a composição do Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social (FATES). O FATES tem uma função social. Os cooperados beneficiados são definidos de acordo com as regras de utilização do Fundo, considerando a disponibilidade de recurso e se correspondem a assistência técnica, educacional e social. Por meio do FATES, procuramos criar mais oportunidades para que os cooperados melhorem sua condição social e tenham mais qualidade de vida.

Formulário de Indícios de Ilicitudes

Através deste canal, os colaboradores, cooperados, parceiros e fornecedores podem reportar, sem a necessidade de se identificarem, se for o caso, quaisquer situações relativas a indícios de ilicitudes de qualquer natureza, relacionadas às atividades da CREDUFES. O Conselho de Administração nomeou um componente específico para receber as ocorrências aqui registradas, de forma isenta, independente, confidencial e imparcial e dar o encaminhamento às áreas competentes para o tratamento das situações, bem como reportar ao Banco Central do Brasil nos prazos estipulados, em atendimento à Resolução 4.567 do Bacen de 27/04/2017.

Formulário de Ouvidoria

Comunicado Importante

Para trazer mais mobilidade e agilidade nos serviços e atendimentos, a partir de 01/08/2022, O POSTO DE ATENDIMENTO Cred.Ufes da HUCAM não terá mais movimentação de dinheiro em espécie para saque e/ou depósito. Serviços de empréstimos, convênios e pagamento de contas continuarão sendo realizados e o pagamento de contas, inclusive, poderá ser feito pelo app, site ou agendamento.

Esta mudança permite que no mesmo atendimento para contrato de empréstimo seja possível pagar contas sem que haja necessidade de se dirigir ao caixa. Informamos ainda que os comprovantes ficam disponíveis permanentemente em meio digital.

OBS: O PAC do Campus – Goiabeiras (Centro de Vivência) permanece com atendimento normal e os depósitos também podem ser feitos na rede de autoatendimento do Banco do Brasil.