Credufes

Blog

Seminário do BCB sobre sustentabilidade no setor financeiro.

A sustentabilidade deixou de ser uma tendência para se tornar uma responsabilidade concreta no setor financeiro. E a Cred.Ufes está acompanhando de perto esse movimento, participando do Seminário de Sustentabilidade Social, Ambiental e Climática no Setor Financeiro, promovido pelo Banco Central do Brasil (BCB), para entender e aplicar as melhores práticas de gestão, controle de riscos e responsabilidade socioambiental. 

Se você é cooperado ou está pensando em se tornar um, esse é um tema que diz respeito diretamente a você. Afinal, ser cooperativa é, antes de tudo, pensar no coletivo e no impacto que nossas decisões geram no mundo. 

Por que a sustentabilidade importa para o setor financeiro? 

O Banco Central tem reforçado, através de normas e eventos como o seminário, que todas as instituições financeiras, incluindo cooperativas de crédito como a Cred.Ufes, precisam adotar uma gestão ativa dos riscos sociais, ambientais e climáticos. Isso significa que não basta oferecer crédito ou investimentos com boas taxas. É preciso olhar para o impacto de cada operação:

  • Como as decisões financeiras afetam o meio ambiente?
  • Que impacto social nossas ações geram na comunidade?
  • Como estamos nos preparando para os riscos climáticos que podem afetar a economia?
sustentabilidade
sustentabilidade

O que o Banco Central está exigindo?

Durante o seminário, o Banco Central destacou três grandes frentes de atuação:

  • Gestão de riscos socioambientais e climáticos: as instituições precisam identificar, avaliar e controlar riscos que possam surgir nessas áreas. Por exemplo: riscos de crédito relacionados a desastres naturais ou impactos sociais de projetos financiados.
  • Transparência e prestação de contas: as instituições devem divulgar com clareza como estão lidando com esses temas. Isso inclui relatórios de sustentabilidade e informações sobre políticas internas.
  • Implementação de boas práticas: além de controlar riscos, é importante adotar ações que tragam impactos positivos e sustentáveis a longo prazo.

O que muda para você, cooperado da Cred.Ufes?

Para você que já faz parte da Cred.Ufes ou está pensando em fazer, isso significa que sua cooperativa está atenta e comprometida em adotar práticas mais sustentáveis, tanto na parte financeira quanto no impacto social e ambiental.

Aqui vão alguns exemplos práticos:

  • Investimentos feitos com responsabilidade, avaliando os impactos antes de conceder crédito.
  • Participação em iniciativas que promovem educação financeira e responsabilidade social.
  • Modernização dos processos internos para reduzir impactos ambientais, como uso consciente de energia e recursos.
  • Cumprimento das normas estabelecidas pelo Banco Central para garantir mais segurança e transparência.

Responsabilidade compartilhada: cada decisão conta.

Uma das mensagens principais do seminário foi clara: a sustentabilidade no setor financeiro é uma construção coletiva.

O Banco Central está fazendo sua parte com regulamentações e orientações. As instituições financeiras, como a Cred.Ufes, estão implementando novas práticas de gestão. Mas você, cooperado, também tem um papel importante nessa transformação.

Ao escolher onde aplicar seu dinheiro e como investir, você contribui diretamente para um sistema financeiro mais justo, consciente e sustentável.

Cooperar também é preservar.

Ser cooperado da Cred.Ufes vai muito além de ter acesso a crédito com taxas mais baixas ou participar dos resultados da cooperativa. Hoje, faz parte de um movimento de transformação social e ambiental, que busca crescimento responsável e desenvolvimento sustentável para todos.

Ao adotar essas boas práticas, a Cred.Ufes reafirma o compromisso de crescer junto com você, cuidando não só da sua vida financeira, mas também do futuro da nossa comunidade e do meio ambiente.

Nosso compromisso com o futuro.

A participação da Cred.Ufes no seminário reforça que estamos atentos às transformações do setor e que já estamos nos movimentando para atender às novas exigências do Banco Central.

Nosso objetivo é continuar sendo uma instituição financeira sólida, transparente e comprometida com o bem-estar social e ambiental. Tudo isso sem abrir mão do atendimento humanizado e da proximidade que fazem parte da nossa essência.

Quer fazer parte dessa mudança? 

Se você é servidor da UFES, IFES ou EBSERH e ainda não é cooperado, essa é a hora de fazer parte de uma cooperativa que pensa no presente e no futuro.

Fale com a gente e saiba como se associar.

Juntos, vamos crescer mais… e de forma sustentável! 

Fonte das imagens:

https://www.freepik.com/premium-photo/planting-crops-pile-coins-hand-investment-concepts-business_16706773.htm#fromView=search&page=1&position=8&uuid=3515abc8-3ee4-4efc-bbe1-e8a784c1c80e&query=sustentabilidade+no+setor+financeiro

Autor: Beàtriz Reis.

Publicação: Brunna Gambarini.

Formulário de Indícios de Ilicitudes

Através deste canal, os colaboradores, cooperados, parceiros e fornecedores podem reportar, sem a necessidade de se identificarem, se for o caso, quaisquer situações relativas a indícios de ilicitudes de qualquer natureza, relacionadas às atividades da CREDUFES. O Conselho de Administração nomeou um componente específico para receber as ocorrências aqui registradas, de forma isenta, independente, confidencial e imparcial e dar o encaminhamento às áreas competentes para o tratamento das situações, bem como reportar ao Banco Central do Brasil nos prazos estipulados, em atendimento à Resolução 4.567 do Bacen de 27/04/2017.

Formulário de Ouvidoria

Relatório de gestão - Digital

Conheça o relatório de gestão 2024 ou conheça os resultados da CRED.ufes em 2023 

Jornal Informativo disponível

Novo edital AGO Disponível!

Convidamos todos os cooperados a se inscreverem para participação online! Instruções de como participar, no edital.