Credufes

Blog

Parques – Diversão Garantida e de Baixo Custo

Quem disse que todo programa de lazer representa custo no orçamento familiar?! Com muita animação, brinquedos e  uma cesta de piquenique o seu dia e de seus familiares pode ser divertido e um momento de descontração e união entre você, Cooperado, e seus filhos. Então, anote aí: Vitória é uma cidade que investiu na conquista de espaços ecológicos e de lazer, ela é, atualmente, uma das capitais mais verdes do Brasil, com 91m² de área verde por habitante, portanto, veja alguns espaços para esse tipo de diversão:

Parque Mata da Praia

Localizado próximo à Praia de Camburi, o parque foi criado pela união de cinco praças. São 44.021m² de aprazível área de contemplação da natureza original da região e de observação de aves silvestres. O grande atrativo é a natureza presente, com a oferta de um agradável verde em meio à aridez da cena urbana.

Parque Pedra da Cebola

Com área de 100.005 m², o Parque da Pedra da Cebola possui plantas típicas de mata de restinga somada à vegetação rupestre nativa do local para formar paisagens rústicas que abrigam pequenos répteis e aves.
Na parte mais alta, ficam o espaço cultural e a casa de meditação, um jardim oriental e um mirante sobre o enorme paredão rochoso utilizado para a prática de alpinismo. Do outro lado, uma área plana serve para grandes eventos e para a prática de esportes como futebol e beisebol. O nome do parque deriva de uma grande pedra esculpida pela natureza em forma de uma cebola que desafia as leis da física, repousando sobre outra rocha.

Parque Municipal Horto de Maruípe

Belo cenário reconstruído da Mata Atlântica com uma área de 66.129m², recoberto pelo verde e colorido pelas flores, entre elas diversas espécies de bromélias típicas das montanhas do Espírito Santo. Uma nascente desce das encostas formando lagos e um córrego cheio de curvas habitado por aves aquáticas.
O parque é uma das áreas verdes mais antigas da capital. O destaque do parque é o corredor formado por palmeiras imperiais.

Parque Gruta da Onça

Possui 68.914 m² de vegetação remanescente da Mata Atlântica. Ideal para caminhadas e trilhas entre nascentes e pequenos riachos cercados de uma exuberante vegetação em pleno centro urbano. Na entrada uma grande onça feroz de concreto protege uma fonte de água límpida. Escadarias conduzem a pracinhas bucólicas e caminhos íngremes levam a um belo passeio sob a sombra de gigantescas árvores.

Parque da Fonte Grande

Localizado no Maciço Central da Ilha de Vitória, o parque é a última área contígua de grande porte com vegetação característica de encostas da Mata Atlântica na cidade. Possui uma fauna variada: lá podem ser observados répteis, invertebrados, pequenos mamíferos e aves.
O Parque da Fonte Grande compõe, com a Reserva Ecológica Municipal Pedra dos Olhos e o Parque Tabuazeiro, a Área de Proteção Ambiental do Maciço Central. É uma região de localização e paisagens privilegiadas, onde se encontram mirantes naturais, com espetaculares e múltiplas visões da cidade e de seu entorno.

Parque Municipal de Barreiros

São 46.106 m2 de área de um antigo sítio onde se desenvolviam a fruticultura e o plantio de hortaliças, que foi adquirida pelo Município de Vitória, em 1991.
Mangueiras, cajueiros, jaqueiras, abiuzeiros, ingazeiros, jamelões e abricoteiros se espalham, compondo a paisagem da região mais plana, entre muitas outras espécies de porte mais reduzido, que estão presentes em toda a área do parque. Além de uma nascente, que dá origem ao córrego que atravessa o parque em sua parte lateral.
A denominação de Barreiros tem origem no nome de uma antiga fazenda que ocupava grandes áreas dos atuais bairros de Joana D’Arc e São Cristóvão. A fazenda foi extinta, mas o nome ficou. Até o final dos anos 60, ele denominou a área que equivale aos bairros. Hoje, empresta identificação ao parque, localizado em parte das terras que pertenceram à antiga propriedade rural.

*Fonte: Páginas Ambientais

Formulário de Indícios de Ilicitudes

Através deste canal, os colaboradores, cooperados, parceiros e fornecedores podem reportar, sem a necessidade de se identificarem, se for o caso, quaisquer situações relativas a indícios de ilicitudes de qualquer natureza, relacionadas às atividades da CREDUFES. O Conselho de Administração nomeou um componente específico para receber as ocorrências aqui registradas, de forma isenta, independente, confidencial e imparcial e dar o encaminhamento às áreas competentes para o tratamento das situações, bem como reportar ao Banco Central do Brasil nos prazos estipulados, em atendimento à Resolução 4.567 do Bacen de 27/04/2017.

Formulário de Ouvidoria

Relatório de gestão - Digital

Conheça o relatório de gestão 2024 ou conheça os resultados da CRED.ufes em 2023