O cooperativismo é orientado por princípios universais, que definem as linhas pelas quais as cooperativas levam seus valores à prática.
ADESÃO VOLUNTÁRIA E LIVRE
Portas abertas. Essa é uma das principais características das cooperativas, que são organizações voluntárias e sempre abertas a todas as pessoas aptas a utilizar os seus serviços e assumir as responsabilidades como membros, sem discriminações sociais, raciais, políticas e religiosas.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E LIVRE
Os membros controlam, democraticamente, todas as decisões da cooperativa. Os associados participam ativamente da formulação das políticas da entidade. São eleitos representantes, que são responsáveis perante os demais membros. Todos têm igual direito de voto.
PARTICIPAÇÃO ECONÔMICA DOS MEMBROS
Os membros contribuem para a formação do capital da sua cooperativa e o controlam democraticamente. O capital é a base de sustentação econômica e de funcionamento da cooperativa. No final de cada ano, havendo sobras, elas são distribuídas aos cooperados em razão do seu capital e de sua movimentação financeira na cooperativa.
AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA
Como organização autônoma, de ajuda mútua, controlada pelos associados, as cooperativas, ao firmarem acordos com outras organizações, públicas ou privadas, devem fazê-los em condições que assegurem o controle democrático pelos seus membros e mantenham a autonomia da instituição.
EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO
A cooperativa, ciente de seu papel institucional, trabalha permanentemente com ações e recursos que visam educar seus cooperados, capacitando-os para a prática cooperativista e contribuindo para sua atualização profissional. Além disso, adota medidas que buscam informar e conscientizar a sociedade sobre as vantagens da cooperativa organizada
INTERCOOPERAÇÃO
Trabalhar em conjunto, através de estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais foi a forma que as cooperativas encontraram para fortalecer o cooperativismo. Existe um intercâmbio de informações, projetos, produtos e serviços, viabilizados pelos órgãos oficiais do cooperativismo, como federações e confederações.
INTERESSE PELA COMUNIDADE
As cooperativas trabalham para o bem-estar de suas comunidades, através da execução de programas sócio-culturais. Os programas são normalmente realizados em parceria com o governo, entidades civis e autorizados pelos membros da cooperativa.
Fonte: Adaptado da obra “Cooperativismo Financeiro, percurso histórico, perspectivas e desafios”. Autores Ênio Meinen e Márcio Port. Editora Confebras, 2014.
